Joomla TemplatesBest Web HostingBest Joomla Hosting

Aplicação da Norma ISO 3951:1 - Procedimentos de Amostragem para Inspeção por Variáveis

 


Parte 1: Especificação para planos de amostragem simples indexados pelo limite de qualidade aceitável (AQL) para inspeção lote a lote para uma única característica de qualidade e um único AQL. 


 

Conceito

A norma ISO 3951 é aplicável para variável aleatória contínua, este tipo de variável pode assumir qualquer valor numérico em um determinado intervalo.

Este intervalo é um conjunto infinito não enumerável, ou seja, é uma variável que assume valores dentro de intervalos de números reais.

 

Objetivo da Norma

A norma especifica um sistema de amostragem de aceitação por planos de amostragem simples para inspeção por variáveis.

A ISO 3951-1 destina-se a aplicação de uma única característica de qualidade que é mensurável em uma escala contínua. Para duas ou mais características de qualidade, ver ISO 3951-2.

Esta norma é utilizada quando especificamos uma tolerância unilateral ou bilateral.

 

Limitações do uso da Norma

Temos que ter atenção no uso dos procedimentos desta parte da ISO 3951, pois não são adequados para aplicação em lotes que foram selecionados anteriormente para eliminação de itens  não conforme.

 

Aceitação do lote

A aceitação de um lote é implicitamente determinada a partir da estimativa do percentual de itens não conforme do processo, com base em uma amostragem aleatória dos itens que compõem o lote.

 

Regras para aplicação

Esta parte da ISO 3951 é projetada para aplicação nas seguintes condições:

  1. Em uma série contínua de lotes de produzidos individualmente em um mesmo fornecedor utilizando um mesmo processo;
  2. Quando medimos apenas uma única característica de qualidade, que deve ser mensurável ​​em uma escala contínua;
  3. Quando o erro do sistema de medição é tolerável, ou seja, com um desvio padrão não superior a 10% do desvio padrão do processo;
  4. Quando a produção é estável estatisticamente e a característica que está sendo controlada atende a uma distribuição normal ou está muito próxima de atender;
  5. Quando é determinado um contrato ou um acordo para definir a tolerância unilateral ou bilateral para a característica a ser medida.

 

 

Definindo o AQL (Acceptance Quality Limit)

 

Para regra geral a definição do AQL é baseada no risco que o consumidor (cliente) tolera. Quanto menor for este risco, maior será a quantidade de amostras a ser retirada do lote.

Também é importante observar que a redução do AQL reduz a tolerância da dispersão aceitável dos valores obtidos na análise das amostras.

Em muitos casos na aplicação da Norma, os responsáveis não fazem uma boa avaliação do uso do plano é definem uma quantidade de amostra que torna a inspeção por amostragem financeiramente inviável. Quando isto ocorre, uma análise mais aprofundada do plano deve ser realizada utilizando muitas vezes o conhecimento de especialistas do processo que está envolvido com a inspeção.